BNDES lança edital para estudo sobre portos brasileiros

S O PAULO, 30 de agosto de 2010 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai contratar um estudo técnico sobre a situação do setor portuário brasileiro. A licitação foi aberta hoje (30) pelo banco. O objetivo é receber subsídios para elaboração de políticas públicas que levem a melhores padrões de eficiência operacional e de qualidade de serviços nos portos brasileiros.

O trabalho se insere no Plano Nacional de Logística Portuária, da Secretaria de Portos da Presidência da República, que objetiva a expansão da capacidade do sistema portuário brasileiro, de modo a atender à demanda do setor, e a melhoria da eficiência administrativa e operacional, para dar maior competitividade e lucratividade aos portos nacionais, garantindo-lhes autossuficiência financeira.

No próximo dia 2, o banco fará uma sessão de esclarecimento às instituições, consultorias e pesquisadores interessados em participar do processo de licitação. Até o dia 30 de setembro, a chamada pública vai receber propostas dos interessados em obter apoio não reembolsável para elaboração do estudo.

O custo estimado pelos proponentes é uma das variáveis que serão consideradas na seleção dos vencedores. Os estudos terão prazo de conclusão de nove meses a partir da assinatura do contrato. Os recursos serão provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP) do BNDES. As informações são da Agência Brasil.

(Redação - Agência IN)