Banco Central do Canadá eleva taxa de juros para 1,0%

S O PAULO, 8 de setembro de 2010 - O Banco do Canadá elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juros de sua economia de 0,75% para 1,0%, ressaltando que aguarda uma recuperação mais moderada da atividade econômica para os próximos meses, de acordo com as informações divulgadas pelo Bank of Canada (Banco Central do país).

"A recuperação econômica mundial decorre de forma continua porém desigual, equilibrando uma forte atividade em economias de mercado emergente com um crescimento fraco em algumas economias avançadas", avalia a autoridade monetária canadense. "Nos Estados Unidos, a recuperação da demanda privada está sendo retida pelo elevado desemprego e os indicadores recentes sugerem uma recuperação mais tênue no curto prazo", pondera.

A atividade econômica no Canadá foi um pouco mais suave no segundo trimestre do que o BC tinha esperado, embora o consumo e os investimentos tenham evoluído em grande parte como previsto. Segundo o colegiado, o crescimento do consumo deverá manter-se sólido e operações de investimentos sumentarão fortemente, mas ambos serão apoiados por condições de crédito acomodatícias, o que tem se dissipado nas últimas semanas, principalmente devido à queda acentuada dos rendimentos das obrigações global.

(SV - Agência IN)