Autorizações de trabalho a estrangeiros sobem no semestre

S O PAULO, 23 de agosto de 2010 - Foram concedidas no primeiro semestre de 2010, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 22.188 autorizações de trabalho a estrangeiros. Deste total, 20.760 são temporárias e 1.428 permanentes. Esse número representa crescimento de 18,85% em relação ao mesmo período de 2009, com 3.519 concessões a mais que no ano anterior.

O presidente do Conselho Nacional de Imigração, Paulo Sérgio de Almeida, explica que o crescimento não tem relação com uma possível falta de mão de obra qualificada, e sim é reflexo do aumento dos investimentos no Brasil.

"A vinda desses profissionais está relacionada com a implementação de investimentos seja pela aquisição de máquinas e equipamentos importados, que demandam a vinda de técnicos para a montagem, instalação ou repasse da tecnologia; seja pela instalação de novas empresas estrangeiras, que demanda a vinda de profissionais estrangeiros para a fase de instalação; seja pela vinda de embarcações e plataformas estrangeiras para exploração de petróleo, que vêm ao Brasil com suas tripulações estrangeiras, e gradativamente contrata brasileiros para trabalho a bordo".

(Redação - Agência IN)