Angra 1 é sincronizada ao sistema após parada programada

S O PAULO, 23 de agosto de 2010 - A Eletronuclear notificou que Usina Nuclear Angra 1 foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) ontem (22), às 11h45min, após parada programada para reabastecimento de combustível e atividades de inspeções e manutenções periódicas. A Usina, que estava desligada desde o dia 17 de julho, já funciona normalmente e está em processo de elevação de potência, de acordo com o programa estabelecido com o Operador Nacional do Sistema (ONS).

A parada programada de Angra 1 permitiu que cerca de 1/3 do combustível nuclear fosse reabastecido. Também foram realizadas outras 3.652 tarefas durante os 36 dias em que a Usina esteve desligada. Entre elas, destacam-se: inspeção visual e volumétrica da tampa do Vaso do Reator; aplicação de sobrecamada de solda (Weld Overlay) nos bocais do tanque pressurizador do Sistema de Refrigeração do Reator; inspeção do fundo do Vaso do Reator (soldas e penetrações); inspeção nos tubos dos Geradores de Vapor e nos tubos guias do Sistema de Instrumentação Nuclear Interna do Reator; e troca do rotor da excitatriz e do regulador de tensão do Gerador Elétrico Principal.

Para a realização das atividades, foram contratadas firmas nacionais e estrangeiras que disponibilizaram mais de 1.000 profissionais (sendo 117 estrangeiros) para dar suporte aos técnicos da Eletronuclear. O próximo reabastecimento está previsto para iniciar em agosto de 2011.

(Redação - Agência IN)