Ele anunciou, nesta quinta-feira, o segundo levantamento da safra 2010/2011 de cana-de-açúcar da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). "É uma safra muito boa e promissora. Verificamos aumento considerável na produção de cana, açúcar e etanol. Prevemos o pleno abastecimento do mercado", destacou.
A estimativa da safra de cana-de-açúcar que está sendo moída pela indústria sucroalcooleira é de 651,51 milhões de toneladas para este ano, indicando aumento de 7,8% na produção total em relação ao ciclo 2009/2010. Bertone lembrou que a estiagem favorece a colheita e aumenta o teor de sacarose na cana. Segundo o secretário, a produção atual deve ficar com até 144 kg de Açúcar Total Recuperável (ART) por tonelada. O último ciclo teve registro de 130 kg por tonelada. Essa é a sacarose que poderá ser usada para a produção de açúcar ou etanol.
Em relação aos preços do etanol, o secretário de produção e agroenergia disse que deve haver estabilidade, pela quantidade produzida e estocada na entressafra. "Acreditamos que aquela grande disparidade no ciclo passado, com preços muito baixos no período da safra e preços já muito altos na entressafra, inibindo o consumo, não vai acontecer neste ano", afirmou.
(Redação - Agência IN)