Setor de Telecom segue liderando ranking de reclamações

S O PAULO, 4 de agosto de 2010 - As reclamações referentes aos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) registradas nos Procons contra empresas de telefonia mostraram retração nos 18 meses após a entrada em vigor do decreto que regulamentou o serviço prestado aos clientes através dos call centers. Entretanto, o setor continua liderando as reclamações, segundo balanço divulgado pelo Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça.

Segundo a pesquisa, telefonia celular ocupa o primeiro lugar no ranking dos mais citados por consumidores insatisfeitos, respondendo por 26,66% das reclamações feitas no primeiro semestre de 2010. Um ano antes, as reclamações correspondiam a 28,57% do total.

Em seguida, aparece telefonia fixa, com 22,67% das citações, ante 27,66% um ano antes. Cartão de crédito aparece na terceira posição, com 20,25% das reclamações no primeiro semestre deste ano, contra 19,40% em 2009.

Banco comercial (de 7,55% para 10,08%), TV por assinatura (de 5,76% para 5,29%), energia elétrica (de 2,62% para 4,21%) e financeira (de 3,34% para 3,72%) aparecem na sequencia.

(CSU - Agência IN)