Serra eleva tom e chama Dilma de ingrata

S O PAULO, 18 de agosto de 2010 - O candidato do PSDB à Presidência de República, José Serra, elevou o tom nesta quarta-feira, durante debate online realizado pelo Universo Online (UOL) e a Folha de S. Paulo. "O que o PT já aprontou na história do quanto pior melhor não é brincadeira", disse o Tucano, diante de acusações da candidata do PT, Dilma Rousseff, sobre tentativa do Democratas (DEM) - aliado do PSDB - para barrar na Justiça o Prouni.

"Vocês foram contra o texto da constituição, votaram contra o plano real, a lei de responsabilidades fiscal. No torneio do quanto pior melhor o PT é campeão", disse. E completou: "Você é muito é ingrata Dilma, não sabe reconhecer o que o governo do Itamar Franco e do Fernando Henrique Cardoso fizeram pelo País", completou.

Por sua vez, Dilma, reconheceu a importância do plano real, mas afirmou que quando o governo Lula assumiu o País ainda havia taxas de inflação muito altas e dívida externa bastante elevada.

Seguindo a mesma linha, Serra lembrou declarações recentes de Dilma, nas quais disse não achar a carga tributária brasileira muito elevada, apesar de ser a favor da reforma tributária. "O Brasil tem a maior carga tributária do mundo e a menor taxa de investimentos, você acha isso normal Dilma?", questionou. Dilma, por sua vez, pediu que Serra atualizasse seus dados para verificar sua consistência. "Ao que me parece, você se refere aos números de 2008. Porque nós reduzimos os impostos sim, principalmente por meio de incentivos fiscais para superação da crise, como a redução do IPI", disse, enfatizando que o Brasil só passou bem pela crise porque o governo deixou de usar "padrões vigentes na época de FHC".

(Carina Urbanin - Agência IN)