Recife terá investimento de R$ 450 milhões para novo estádio

S O PAULO, 4 de agosto de 2010 - Para receber a Copa do Mundo de 2014 em grande estilo, Recife contará com a construção do estádio Arena Recife, localizado em São Lourenço da Mata, município na região metropolitana em amplo desenvolvimento. Com capacidade para 46 mil lugares e com investimento estimado de R$ 450 milhões, a previsão de entrega é para o final de 2012. O estádio destaca-se por contemplar, já na sua concepção, todos os itens exigidos pela Fifa como visibilidade, conforto, segurança e modernidade.

"O projeto foi desenvolvido para tornar o novo estádio uma das referências do país, seguindo os mais rigorosos padrões internacionais para este tipo de empreendimento", afirma o arquiteto Daniel Fernandes, responsável pelo projeto. Com ampla experiência na concepção de estádios, Daniel Fernandes tem no currículo projetos de estádios como da nova arena Ponte Preta, em Campinas, Grêmio, em Porto Alegre, e também foi contratado como consultor técnico para o novo projeto de reforma do Maracanã (RJ).

Na Arena Recife, o arquiteto explica que a visibilidade será o grande diferencial. "Em Recife, a visibilidade será priorizada para que todos os torcedores tenham uma visão perfeita do campo, sem os conhecidos pontos-cegos. Além disso, teremos camarotes e áreas Vips para proporcionar aos torcedores o maior conforto possível", explica o arquiteto.

Medidas socioambientais como o uso de energia solar, soluções de ventilação, reaproveitamento de água, tratamento do esgoto e iluminação natural também se destacam no projeto. Nas cercanias do estádio, será implantada a Cidade da Copa, empreendimento no qual devem ser construídas 9 mil unidades habitacionais.

(Redação - Agência IN)