Há mais estímulo ao consumo e endividamento. Os jovens estão mais suscetíveis à diferenciação pelo que têm e as empresas aproveitam isso, viabilizando um consumo intenso através da facilidade de crédito para usuários cada vez mais novos.
Em grande parte das categorias de bem de consumo, quanto mais cedo você conquistar seus clientes, mais chances terá de mantê-lo. Por isto que os grandes bancos, oferecem produtos específicos para universitários.
Os produtos bancários também aparecem na lista de itens que os jovens pretendem conquistar. Cerca de 10% querem um novo cartão de crédito, 7,1% pensam em conta-poupança e 6,9% desejam um cartão de loja. Já 6,4% almejam uma conta-corrente e 3,4% cartão de débito.
A forte presença de produtos financeiros entre os jovens permite a compra de bens. A sondagem da agência revela que 41% deste públicos têm carro, apontado como sonho de consumo por 35,3% dos entrevistados.
A diversidade do que eles têm é grande: carros e motos (16%), equipamentos de lazer ou transporte como bicicleta (46%) e skate (22%). Chamam a atenção os celulares: 96% possuem ao menos um celular e 32% mais de um.
Cerca de 35,1% dos jovens almejam comprar calças jeans de marcas famosas, 34,8% laptops, 28,7% pares de tênis, 25,4% celular, 14,5% videogame e 11,9 MP3 player. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa realizada pela agência Namosca com 729 estudantes das principais universidades do país nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.
(Redação - Agência IN)