A intenção do acordo é unir a expertise de subscrição das empresas, bem como suas capacidades próprias e de resseguro visando proporcionar aos participantes do projeto, a capacidade necessária para atendimento às garantias exigidas pelo processo.
Com investimentos previstos de aproximadamente R$ 21 bilhões, estima-se que o valor total das garantias para o projeto da UHE Belo Monte, incluindo garantias a investidores e fornecedores (epecistas), deva girar em torno de R$ 6 bilhões, maior volume de garantias já originado por um único projeto no Brasil.
Na opinião de Alexandre Malucelli, vice-presidente da JMalucelli Seguradora, seguradora líder do acordo, este movimento deve gerar um impacto muito positivo no mercado, uma vez que sinaliza que o mesmo está apto a atender a demanda de seguro garantia para mega-projetos. "Esta parceria demonstra a maturidade dos players envolvidos, bem como potencializa a capacidade das seguradoras do acordo em prover soluções adequadas aos clientes e aos beneficiários das garantias".
Localizada no Rio Xingu, próximo à cidade de Altamira, a Usina Hidroelétrica de Belo Monte deve gerar 11.233 MW o que equivale a 10% da demanda brasileira, tornando-se a 3ª maior Usina Hidroelétrica do mundo.
(Redação - Agência IN)