Obama aprova ajuda de US$ 600 milhões para setor imobiliário

S O PAULO, 4 de agosto de 2010 - As Agências Financeiras de Habitação (Housing Finance Agencies, HFAs) na Carolina do Norte, Ohio, Oregon, Rhode Island e Carolina do Sul podem começar a utilizar US$ 600 milhões em assistência do fundo da HFA para os mercados imobiliários mais atingidos, segundo planos aprovados hoje pelo governo de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos.

Esta assistência vai apoiar as iniciativas locais para ajudar os proprietários com dificuldades nestes cinco estados que têm altos percentuais de sua população vivendo em áreas de adversidades econômicas devido ao desemprego.

"Esses estados têm programas específicos concebidos e possuem potencial para fazer diferença real na vida dos proprietários em dificuldades, para realizarem seus pagamentos de hipotecas por causa do desemprego", disse Herb Allison, secretário adjunto do Tesouro para a Estabilidade Financeira. O secretário disse ainda que, "enquanto a administração de Obama já tomou medidas fundamentais para fortalecer o mercado da habitação e a criação de empregos, estamos comprometidos a fazer tudo que pudermos para ajudar imediatamente aqueles que estão sofrendo mais durante estes tempos difíceis".

As propostas hoje aprovadas incluem também programas direcionados para ampliar as opções para os proprietários conseguirem pagar as hipotecas em meio ao desemprego, bem como programas para facilitar vendas a curto prazo e auxílio de pagamentos das cotas atrasadas. É estimado que 50 mil imóveis serão beneficiados.

(NM - Agência IN)