Google lidera pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar Brasil 2010

JB Online

S O PAULO - O Google Brasil conquistou a primeira posição do ranking 2010 de Melhores Empresas para Trabalhar Brasil , pesquisa exclusiva conduzida pela consultoria Great Place to Work e publicada pela Revista Época.

Fundado nos Estados Unidos por Larry Page e Sergey Brin, em 1998, o Google que desenvolveu o maior mecanismo de busca online do mundo se instalou no Brasil em 2005. Em sua 14ª edição, a pesquisa premia anualmente as 100 organizações que se destacam por diferenciadas práticas de gestão de pessoas; elevado nível de satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho; e alto índice de confiança nas relações entre líderes e liderados. O resultado do estudo foi divulgado nesta segunda-feira (16/8), em São Paulo, com a presença de executivos das principais empresas do País.

A pesquisa 2010 trouxe como novidade as empresas que se destacaram em 9 Práticas Culturais analisadas. A pesquisa nacional apresenta, também, as 20 empresas campeãs, entre as Melhores para Trabalhar, em cada um dos nove sub-rankings, que destacam as melhores nos setores Indústria e Serviços; as melhores em Qualidade de Vida, Comunicação e em Treinamento; aquelas com maior número de Jovens e de Mulheres nos postos de trabalho; as campeãs em Escolaridade, com maior percentual de funcionários com grau universitário ou acima em relação ao total de funcionários; e as Mais Procuradas, com o maior número de currículos recebidos.

Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil destaca que a pesquisa reflete como as melhores empresas conduziram os negócios em um ano extremamente difícil; um ano destinado a solucionar os problemas decorrentes da crise econômica internacional. O executivo salienta que a visão de investir em gestão de pessoas para construir um ambiente corporativo de excelência se tornou um diferencial competitivo.

É sobretudo em momentos de crise que transparece o comprometimento dos profissionais com a empresa. E quanto maior for a reciprocidade dessa relação empresa-funcionário, tanto maior será a capacidade da organização de superar as dificuldades. A premissa de que o investimento em pessoas representa ganhos em competitividade e produtividade, defendida há vários anos pelo Great Place to Work , transparece na edição 2010 do estudo , afirma Shiozawa.

Um outro aspecto destacado por Ruy Shiozawa se refere à ética. De acordo com o executivo, os funcionários têm cobrado o alinhamento ético das organizações. Cabe ressaltar, inclusive, que como a ética não tem fronteiras, ou seja, permeia a vida pessoal, profissional e as questões da coletividade, esse funcionário está cada dia mais interessado em saber se há sintonia entre a ética pessoal e a empresa na qual atua. Na prática, as empresas perceberam a demanda crescente em prol da responsabilidade socioambiental e econômica, e passaram a responder positivamente a esse input do funcionário , afirma Shiozawa, acrescentando que em um ano eleitoral é animador comprovar que a conduta das organizações tem auxiliado na construção de uma sociedade com valores éticos.

Segundo o CEO global do Great Place to Work Inc, José Tolovi Jr., não por acaso o Google tem consolidado a presença no ranking de Melhores Empresas para Trabalhar desde 2007. No ano passado, a empresa foi destaque em estudos conduzidos em sete países, regiões e setor. Com um modelo de gestão de pessoas muito peculiar e inovador, o Google nos oferece indicações de como será o futuro, mostrando tendências. Não significa que as práticas sejam adequadas a organizações de diferentes perfis, mas é fato que as empresas interessadas em atingir o nível de excelência na gestão de pessoas devem prestar muita atenção no modelo Google , afirma.

O Great Place to Work Inc. avalia a cada ano, no mundo, cerca de 5 mil empresas instaladas em 44 países e com mais de 10 milhões de funcionários.

Confira a lista das 25 melhores empresas para se trabalhar no Brasil em 2010.

1. Google Brasil

2. Kimberly-Clark Brasil

3. Laboratório Sabin

4. Caterpillar Brasil

5