Fórum discute experiências de vigilância sanitária

S O PAULO, 18 de agosto de 2010 - Profissionais de vigilância sanitária da região sul do país estarão reunidos, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), em Florianópolis (SC), para conhecer as experiências inovadoras e bem sucedidas na área. O primeiro Fórum Regional de Vigilância Sanitária de 2010 irá reunir, ainda, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes de diversos segmentos da sociedade envolvidos com controle social na saúde pública.

Esta é a quarta edição dos fóruns regionais. Além de promover a reunião entre os profissionais, o encontro busca estimular a reflexão e discussão de temas relevantes da política e das práticas em vigilância sanitária e construir uma rede de comunicação com os grupos representativos da sociedade civil.

Durante o fórum serão apresentados trabalhos exitosos realizados pelas vigilâncias sanitárias, divididos em três eixos: Regionalização e Descentralização em Vigilância Sanitária; Educação Permanente e Pesquisa; e Integração entre as Vigilâncias e a Atenção Primária em Saúde.

Os outros quatro fóruns regionais de 2010 serão realizados no Rio de Janeiro (Região Sudeste - 25 e 26 de agosto); Manaus (Região Norte - 1º e 2 de setembro); Brasília (Região Centro-Oeste - 9 e 10 de setembro); e em Salvador (Região Nordeste - 16 e 17 de setembro). As experiências apresentadas nos cinco encontros serão compiladas em uma publicação que deve ser lançada no final deste ano.

(Redação - Agência IN)