ASSINE
search button

Ex-ditador toma posse como presidente do Suriname

Compartilhar
S O PAULO, 12 de agosto de 2010 - O ex-ditador surinamês Desi Bouterse tomou posse nesta quinta-feira como novo presidente em uma cerimônia ignorada pela comunidade internacional.

Bouterse, de 64 anos, já havia assumido o poder à força no Suriname em duas ocasiões: em 1980 liderou um golpe de estado e ficou à frente do governo até 1987. Três anos depois, liderou um novo golpe contra o governo de Ramsewak Shankar e assumiu a Presidência até 1996.

Desta vez, ele foi eleito pelo Parlamento em 19 de julho para governar por um período de cinco anos com o apoio da Mega Combinação, coalizão que venceu as eleições legislativas de maio ao obter 23 dos 51 assentos.

Em seu discurso inaugural, Bouterse, pregou a unidade nacional.

"A oposição não é nossa rival. Vemos os opositores como sócios cooperadores para a realização conjunta de políticas", afirmou.

A Holanda, antiga potência colonial neste país, condenou Bouterse por tráfico de cocaína, razão pela qual há contra o líder uma ordem de prisão internacional.

Bouterse também está sendo julgado pelas execuções em dezembro de 1982 de 13 civis e dois militares que faziam oposição ao seu governo. Se for condenado, poderá ter que cumprir até 20 anos de prisão.

(Redação com AFP - Agência IN)