ASSINE
search button

Preços pagos aos produtores de leite recuam em julho

Compartilhar
SÃO PAULO, 28 de julho de 2010 - Houve nova redução nos preços pagos aos produtores de leite, em julho (referente à produção entregue em junho), segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Agora, a queda foi de 6,16%, equivalente a 4,7 centavos por litro, com a média bruta a R$ 0,7242/litro. Esse valor passa, então, a representar queda de 6,17% em relação à média nominal do mesmo período de 2009 e de 3% sobre a de julho de 2008. A média nacional do preço do leite considera os estados de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia. Além do aumento da produção na média dos estados, agentes consultados pelo Cepea destacam também a influência da fraqueza do mercado de leite UHT, das elevadas importações e do fraco desempenho das exportações.

Neste cenário, 70% dos compradores (representantes de laticínios/cooperativas) entrevistados pelo Cepea, responsáveis por 83,6% do volume de leite amostrado na pesquisa, acreditam em novo recuo de preços para o próximo pagamento. Para 27,2% dos compradores (que respondem por 13,6% do volume da amostra), deve prevalecer a estabilidade de preços e outros 2,5% (responsáveis por 2,8% do volume) acreditam em alta de preços em agosto. Por sua vez, o mercado spot de leite cru (comercializado entre as empresas) deu sinais de desaceleração das quedas de preços em julho.

(Redação - Agência IN)