CAT chega a cinco anos com 257 mil novos empregos

SÃO PAULO, 23 de julho de 2010 - O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), criado pela Prefeitura de São Paulo, e administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), completa cinco anos de existência. Desde sua inauguração até junho desse ano, o serviço atendeu a mais de 2,8 milhões de cidadãos e auxiliou mais de 257 mil trabalhadores a conseguirem uma vaga de emprego.

A primeira unidade de atendimento do CAT foi inaugurada em Interlagos, no dia 22 junho de 2005. Após um mês, foi aberta a segunda, desta feita, em Itaquera. Em dezembro desse mesmo ano, Lapa e Santana ganharam um posto.

Mas, somente em fevereiro de 2008, após a inauguração do CAT Luz, maior centro público de emprego da cidade, com quatro andares, 13 salas de aula, cinco salas de seleção, quatro laboratórios de informática, um auditório com capacidade para mais de 200 pessoas, dois salões de atendimento, administração, uma central de captação de vagas e outra de convocação, recepção e estacionamento, que os CATs tiveram como oferecer mais serviços à população.

Antes, as unidades realizavam apenas intermediação de mão de obra, habilitação do seguro-desemprego, inclusão de pessoas com deficiência e orientação para a concessão de microcrédito.

Em 2009, a proposta da Semdet foi levar o CAT cada vez mais próximo da população. Para tanto, foram firmadas parcerias com subprefeituras e a Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo para instalação de cinco unidades: Jabaquara, Lapa, Itaim Paulista, Tatuapé e Tucuruvi.

O posto mais novo é o de Casa Verde, inaugurado em fevereiro de 2010. Até o final desse ano, está prevista a inauguração de mais nove unidades, sendo que a próxima será a de São Mateus.

Para 2010, as novidades foram o lançamento do CAT Móvel, com três unidades de atendimento, que prestam serviços nas regiões mais afastadas da cidade e a abertura das unidades aos sábados das 7h às 13h.

(Redação - Agência IN)