Brasil é o 10º país que mais acessa redes sociais

SÃO PAULO, 23 de julho de 2010 - O Brasil está entre os 10 países que mais acessam redes sociais, de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). Atualmente, 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais e esse comportamento tende a aumentar, já que 20% da população pretende entrar no mundo das redes sociais num futuro próximo.

Os dados atuais colocam o país em 10º lugar entre os usuários de sites como Orkut, You Tube, MSN, Twitter, Facebook, ou Linked In. A Índia lidera este ranking dos que mais acessam (100% dos internautas indianos visitam redes sociais), seguida por Sérvia, Coreia do Sul, Rússia, Espanha, China, Turquia, Romênia e Itália.

Os brasileiros acessam redes sociais principalmente por razões pessoais (83%), mas há também uma parcela significativa de 33% dos usuários de internet que acessa as redes para uso profissional/corporativo. Em ambos os casos, os indicadores nacionais estão acima da média mundial que é de 75% de acesso por razões pessoais e 25% por razões profissionais. O internauta acessa as redes sociais principalmente para ver mensagens/navegar (98%), conversar (76%) e atualizar o próprio perfil (76%).

Quanto ao gênero, não há diferenças no acesso às redes sociais para uso pessoal. No entanto, as razões profissionais levam os homens a acessar mais do que as mulheres. A região Nordeste apresenta um índice de uso pessoal das redes sociais (90%) maior do que outras regiões como o Sudeste (85%), por exemplo.

(Redação - Agência IN)