Barclays prevê bom desempenho da construção civil no 2º tri

SÃO PAULO, 23 de julho de 2010 - As estimativas dos economistas do Barclays Capital sobre o mercado de construção civil apontam para bom desempenho do setor. As construtoras brasileiras têm apostado em mais um trimestre com números de funcionamento saudável do mercado de Habitação.

Todos com exceção de uma empresa no universo de cobertura do Banco entrou com um volume recorde de vendas no segundo trimestre de 2010. Além disso, a velocidade do setor de vendas vem se consolidando acima do nível de 25%, de 32,7%, o que reforça a opinião dos especialistas de que a demanda continua forte e não deve restringir o crescimento de qualquer segmento de renda.

Embora tenha sido detectado algum otimismo no mercado na parte de trás de fortes vendas no acumulado do ano (empresas venderam 42% da sua orientação, 6pp acima da média de 5 anos), observa-se que no segundo trimestre os números estavam alinhados com a média histórica ( 22% das vendas de orientação, contra média, 21% em 5 anos), e o impulso veio de no primeiro trimestre com resultados, quando as empresas venderam 20% de 2010 a orientação (5 p.p. acima da média de 5 anos).

Este forte resultado, no 1 º trimestre, sazonalmente mais fraco, foi largamente ignorado pelo mercado. Portanto, acreditamos que o rali recente foi provocado por um desempenho de vendas pendentes.

(Redação - Agência IN)