Segundo os economistas da Serasa Experian, a Copa do Mundo e o próprio processo de desaquecimento, que vem caracterizando o ritmo da atividade econômica nestes últimos meses, contribuíram para a diminuição da procura por crédito por parte das empresas no mês passado.
Na classificação por porte, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela queda na procura das empresas por crédito no mês de junho, recuando 0,7% em relação a maio/2010. A procura por crédito das médias empresas caiu 0,5% no mês passado e, das grandes empresas, o recuo foi de 0,2%.
No acumulado do primeiro semestre, as grandes empresas lideraram a procura por crédito, avançando 13,3% na comparação com o primeiro semestre de 2009. As micro e pequenas empresas também exibiram crescimento bastante razoável em relação ao período acumulado de janeiro a junho de 2009 (alta de 10,5%). Já as médias empresas registraram recuo de 8,3%, já que muitas delas são empresas exportadoras e que, por isto, ainda encontram um mercado externo ainda bastante fragilizado.
(MLC - Agência IN)