Dados negativos e temores afetam bolsas dos EUA

SÃO PAULO, 24 de junho de 2010 - A divulgação de indicadores econômicos abaixo do previsto por analistas e os temores quanto a situação financeira dos países europeus impactaram os principais índices acionários de Wall Street que fecharam em baixa.

Ao final dos negócios, em Nova York, o índice Dow Jones Industrial Average perdeu 1,41%, aos 10.152 pontos. O S&P 500 recuou 1,68%, aos 1.073 pontos. E na bolsa eletrônica, o índice composto Nasdaq caiu 1,63%, aos 2.217 pontos.

Os novos pedidos de bens duráveis norte-americanos desceram US$ 2,2 bilhões em maio, ou 1,1%, alcançando a cifra de US$ 192 bilhões. Esta retração segue após cinco aumentos mensais consecutivos. Excluindo o item transportes, os novos pedidos perderam 0,9%. Por sua vez, excluindo defesa, os novos pedidos de bens duráveis cederam 1,1%.

"Foi apresentado um dado menor do que o esperado, principalmente quando combinado com a questão do item transportes, que afeta bastante o indicador. Acabou sendo uma queda forte. Enquanto a taxa de desemprego não começar a cair de verdade e o Produto Interno Bruto [PIB] sair do negativo, as incertezas vão continuar", afirmou Homero Guizzo, economista da LCA Consultoria.

Já os novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos recuaram 19 mil na semana encerrada dia 19 de junho. O número de solicitações passou de 476 mil para 457 mil, já com ajustes sazonais. Esta é a maior queda registrada no indicador semanal nos últimos dois meses, mas ainda mantêm-se em níveis elevados, no mesmo patamar do início do ano.

Outro ponto que alterou o humor dos investidores foi a instabilidade da economia europeia e a possibilidade de baixo crescimento no velho continente. Para Guizzo, há o risco da zona do euro sofrer novamente com a falta de crédito. "O custo do dinheiro está ficando alto para a maioria das empresas. Como as medidas de ajuda dos bancos centrais não cessaram, outra atitude terá que ser tomada para corrigir esse problema", ponderou.

(Humberto Domiciano - Agência IN)