África do Sul organizou uma Copa "exemplar", diz Bill Clinton

SÃO PAULO, 24 de junho de 2010 - O ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, considerou nesta quinta-feira que a África do Sul chegou a superar as expectativas para organizar o Mundial de Futebol-2010, que qualificou de "exemplar".

"A África do Sul está desenvolvendo e fixando normas que o resto do mundo deverá tomar como exemplo", disse, durante visita à Fundação Nelson Mandela, em Johannesburgo.

"Com este Mundial, a África do Sul faz uma excelente operação de promoção. Muita gente pensava que não conseguiria", continuou o ex-chefe de Estado, que apoia a candidatura do seu país para sediar a edição de 2018 ou a de 2022. Os Estados Unidos sediou a Copa do Mundo de 1994, vencida pelo Brasil.

Bill Clinton assistiu à vitória dos Estados Unidos sobre a Argélia (1-0), na quarta-feira, em Pretória, e também verá o duelo de sua equipe contra Gana, pelas oitavas de final da competição, este sábado, em Rustenburgo.

Na quarta-feira, o ex-presidente norte-americano aproveitou para reunir-se com o presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o suíço Joseph Blatter, com quem tratou de temas vinculados à saúde e à educação.

(Redação com AFP - Agência IN)