Em 2009, no mês de junho, foram feitos 200 pedidos. Neste ano, a expectativa é que sejam realizados 700. A informação é da sub-secretária Municipal de Indústria, Comércio de Turismo do município, Karla Viana.
Pelo oitavo ano consecutivo, o governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), vai realizar pesquisa de contagem aplicada nos principais portões de entrada do município, no porto e no aeroporto Júlio Belém.
Segundo levantamento do ano passado da Amazonastur, Manaus foi o principal emissor de turistas para Parintins. Na segunda posição ficou a cidade de Santarém do Pará, seguida pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Itacoatiara, Maués e Brasília.
Depois do Amazonas, os estados de Pará, São Paulo e o Rio de Janeiro são os principais emissores para ao Festival Folclórico de Parintins. Inglaterra, Itália e os Estados Unidos lideram a lista dos países que mais emitem turistas ao município.
Na pesquisa, a média de idade dos turistas foi estimada em 38 anos e o grau de escolaridade foi o superior, com 44,7%. Dos 45.364 turistas, 39% informaram que estavam no município pela primeira vez.
A taxa de turistas satisfeitos com a infraestrutura de Parintins alcançou, em 2009, 72%. A pesquisa registrou que 92% dos turistas pretendem retornar ao município em outra oportunidade. Também foi de 92% o índice de turistas que desejam recomendar o município para outras pessoas. Outro dado é que 97% das pessoas desejam recomendar o festival para novos turistas.
O dado que mais chamou atenção foi relativo à renda mensal média dos turistas que visitam o município durante o Festival Folclórico de Parintins: média de R$ 3,7 mil. De acordo com o levantamento, os turistas, em 2009, gastaram, em média, R$ 165/dia.
(Redação - Agência IN)