Armazém será cadastrado no Sistema de Certificação até 2013

SÃO PAULO, 16 de junho de 2010 - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou hoje que até o final de 2013, cerca de 14 mil armazéns deverão estar incluídos no Sistema de Certificação das Unidades Armazenadoras, coordenado pelo Ministério.

"O objetivo é evitar perdas na produção, melhorar a qualidade e quantidade dos grãos e capacitar os profissionais que atuam no setor", segundo o coordenador da Comissão Técnica Consultiva do Sistema e engenheiro agrônomo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Pedro Beskow, que abordou o assunto, nesta quarta-feira, na 17ª reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística, em Brasília.

A instrução normativa estabelece que as unidades armazenadoras precisam ter, no mínimo, 25% da capacidade estática dentro das normas do Sistema de Certificação, até o dia 31 de dezembro de 2010. "Entre os requisitos avaliados estão a adoção de sistemas de higienização da estrutura e de temperatura dos grãos, que verifica a condição de armazenagem, bem como a uniformização dos procedimentos do setor", acrescenta Beskow.

(Redação - Agência IN)