Mercado de trabalho mostra evolução positiva do emprego

SÃO PAULO, 15 de junho de 2010 - O mercado de trabalho metropolitano registrou bom desempenho no primeiro trimestre de 2010, com melhora significativa dos principais indicadores em comparação com igual período de 2009. A análise está no Boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e análise n° 43, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o boletim, há boas perspectivas para o emprego no futuro imediato.

A prevalência de um cenário macroeconômico favorável refletiu-se também nos resultados recém-divulgados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) para o mês de abril, ensejando perspectivas otimistas para o futuro imediato.

De janeiro a março de 2010, a taxa de desemprego apresentou um valor médio de 7,4%, ficando 1,2 ponto percentual (p.p.) abaixo do verificado para os três primeiros meses de 2009 e apresentando o menor patamar já registrado para o período desde 2003. Ao se analisar a evolução da taxa de desemprego, é importante ter-se em mente que ela é influenciada tanto pelo número de indivíduos desocupados quanto pela magnitude População Economicamente Ativa (PEA).

(Redação - Agência IN)