Brasileiro é o mais confiante na conquista da Copa

SÃO PAULO, 15 de junho de 2010 - Os brasileiros são os que mais confiam que seu país pode vencer a Copa do Mundo 2010. O dado está na pesquisa conduzida pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) e mostra que 67% dos brasileiros acreditam que a seleção levantará a taça - na média global, 36% acham que o Brasil de fato ganhará o mundial. Além destes, 6% dos brasileiros acreditam que o país chegará à final mas perderá, 5% crêem que chegará nas semi-finais, 7% apostam que apenas chegará nas quartas de finais, 5% dizem que não chegará nas quartas de finais e 10% não sabem ou não responderam.

Ainda segundo a pesquisa, metade dos entrevistados declara ter interesse na Copa do Mundo 2010. Naturalmente, países africanos como Gana e Camarões são os mais interessados, seguidos pelos países da América Latina: Chile, México, Brasil e Argentina. Vale ressaltar que o interesse dos brasileiros pela Copa do Mundo 2010 está alinhado com a média global. "Esse resultado nos surpreende, pois acreditávamos que o Brasil apresentasse um interesse maior", diz Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligencia. Já entre os países europeus, Alemanha e Itália são os mais interessados.

No ranking mundial dos favoritos, o Brasil lidera isolado, com 36% da expectativa de triunfo, seguido por Alemanha (10%), Itália (9%), Espanha (7%), Argentina (6%), França (5%), Inglaterra (3%), México (2%), EUA (2%), Gana (1%), África do Sul (1%), Holanda (1%) e Portugal (1%).

Quanto ao meio de se acompanhar o torneio mundial, a TV figura dominando as respostas dos entrevistados, como o principal meio de comunicação para acompanhar a Copa. Os outros meios de comunicação não alcançam mais de 5%, sem variações significativas entre os países.

(Redação - Agência IN)