Aneel aumenta tarifas no RS

SÃO PAULO, 15 de junho de 2010 - A partir do dia 19 de junho, as tarifas de energia cobradas de 254 municípios gaúchos atendidos pela distribuidora Companhia Rio Grande de Energia (RGE) serão reajustadas. O percentual varia de acordo com a classe de consumo e será de 4,85% para as residências cujo consumo máximo seja de 2,3 quilovolts (kv).

A decisão foi tomada hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para os consumidores de alta tensão, como as indústrias, o reajuste foi dividido em quatro grupos. Para aqueles que consomem entre 2,3 kv e 25 kv, o reajuste será de 3,59%. Para quem consumir entre 25kv e 34,5kv, será de 2,95%.

O reajuste será negativo em -0,04% para quem consumir entre 34,5kv e 69kv. Acima disso, será de 3,72%. Ao todo, a RGE atende a 1.222.691 unidades consumidoras.

Os percentuais de reajuste levam em consideração alguns fatores, entre eles o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) e o aumento no custo da Conta de Consumo de Combustíveis, encargo incidente sobre as tarifas de energia elétrica, destinado a subsidiar a geração de sistemas isolados, como os instalados na Região Norte e em outras áreas fora do Sistema Interligado Nacional. As informações são da Agência Brasil.

(Redação - Agência IN)