ASSINE
search button

Juros bancários têm leve alta em junho, constata Procon-SP

Compartilhar
SÃO PAULO, 14 de junho de 2010 - As taxas médias dos juros bancários apresentam leve alta neste mês, segundo pesquisa da Fundação Procon-SP. Nas duas modalidades, empréstimo pessoal e cheque especial, as taxas subiram pelo segundo mês consecutivo após um período de estabilidade. O maior acréscimo por parte dos bancos da amostra não chegou a 0,30 ponto percentual. Porém, desta vez, a elevação foi maior do que a do mês passado, sendo expressivo o número de instituições que alteraram suas taxas: quatro no empréstimo pessoal e seis no cheque especial.

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,28% ao mês, superior a do mês anterior que foi de 5,21% ao mês (a.m.), significando um acréscimo de 0,07 ponto percentual. As altas verificadas foram no HSBC, Banco do Brasil/Nossa Caixa e Bradesco. Os demais bancos mantiveram suas taxas.

No cheque Especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,90% ao mês, superior a do mês anterior que foi de 8,83% a.m, o que significa um acréscimo de 0,07 ponto percentual. Entre as instituições, as altas foram verificadas no Real/Santander, Bradesco, Banco do Brasil/Nossa Caixa e HSBC. Os demais bancos mantiveram suas taxas nesta modalidade de crédito.

O levantamento, feito no dia 02 de junho, envolveu dez instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

(SSB - Agência IN)