ASSINE
search button

Petrobras inaugura Gasbel II na próxima segunda-feira

Compartilhar
SÃO PAULO, 11 de junho de 2010 - A Petrobras informou hoje que irá inaugurar na próxima segunda-feira o Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II (Gasbel II), empreendimento que eleva a 12,9 milhões de m³/dia a capacidade de transporte de gás natural para Minas Gerais.

Até dezembro do ano passado, Minas tinha apenas um gasoduto, o Gasbel I, que iniciou operação em 1994 com capacidade para transportar 3,15 milhões de m³/dia. A entrada em operação de dois novos gasodutos neste ano - o Paulínia-Jacutinga, em janeiro, e agora o Gasbel II - deixa o Estado em condições de receber quatro vezes mais o volume de gás natural dos últimos 16 anos. A rede de gasodutos que atende o Estado foi duplicada, passando de 357 km para 717 km de extensão.

Obra do PAC, o Gasbel II tem 267 km de extensão, 18 polegadas de diâmetro e capacidade para transportar 5 milhões de m³/dia. Com investimento de R$ 1,28 bilhão e geração de 21,9 mil empregos diretos e indiretos, o gasoduto, que liga Volta Redonda (RJ) a Queluzito (MG), incrementa a capacidade de transporte de gás natural para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e para o Vale do Aço, regiões que concentram indústrias dos setores de mineração, siderurgia e celulose.

Segundo a Petrobras, o Gasbel II garantirá ainda gás natural para o funcionamento simultâneo das usinas termelétricas Aureliano Chaves (226MW), localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Juiz de Fora (87 MW), que juntas demandam 1,5 milhão m³/dia de gás natural.

Além da linha tronco, a construção do Gasbel II contemplou a instalação de três serviços de compressão e de três pontos de entrega de gás natural. Os serviços de compressão da Estação de Tapinhoã (Estap) e da Estação de Mantiqueira (Esman) foram instalados, respectivamente, em Rio das Flores (RJ) e Santos Dumont (MG), em substituição aos serviços de compressão existentes no Gasbel I. Além disso, foi instalado neste gasoduto o Serviço de Compressão de Congonhas, no município de São Brás do Suaçuí (MG). Finalmente, foram instalados os pontos de entrega de Betim II, São Brás do Suaçuí II e Brumadinho, os três ao longo do traçado do gasoduto.

(Redação - Agência IN)