Inflação do Carro sobre 0,04% em maio

SÃO PAULO, 10 de junho de 2010 - Andar de carro não está tão caro como nos anos anteriores. A Inflação do Carro da Agência AutoInforme registrou um aumento de apenas 0,04% em maio e no acumulado do ano o custo para andar e fazer a manutenção preventiva subiu modestos 0,67%, um índice bem abaixo do IPC da FIPE, que foi de 3,1% no período.

De uma forma geral, os itens da cesta de peças, serviços, combustíveis, seguros e impostos, não tiveram muita alteração no mês. A peça que mais subiu foi a lona de freio, com alta de 1,69% no mês. Mas a lona tem um peso insignificante (0,92%) na composição da inflação total.

A cambagem foi o item com a maior queda de preço em maio, 4,17%, seguida pelo filtro de ar, com -2,45% e a lavagem completa, que ficou 2% mais barata.

Mas no acumulado do ano alguns itens tiveram aumentos significativos e o principal deles foi o estacionamento mensal. Estacionar ficou 17,08% mais caro este ano e é o grande responsável pelo índice do ano, pois o item tem um peso importante da composição do índice. O estacionamento representa nada menos do que 16% de todas as despesas do motorista.

(Redação - Agência IN)