O programa expandirá a cobertura e melhorará a qualidade de serviços básicos de saúde em algumas das comunidades rurais mais pobres da Guatemala. Seu foco será principalmente a saúde infantil e materna, melhorando a eficácia do programa de nutrição preventiva do país e a entrega de suplementos de micronutrientes vitais para mulheres grávidas e crianças até dois anos de idade, além de serviços básicos de saúde como acompanhamento pré-natal, vacinações, cuidados pós-parto e outros.
O empréstimo do BID também financiará a construção e reforma de postos de saúde em regiões pouco atendidas e a capacitação de profissionais de saúde para lidar com problemas de saúde infantis e maternos comumente encontrados em áreas pobres e rurais da Guatemala.
Como resultado do programa, até 2014 espera-se reduzir a má nutrição crônica de 44,5% para 38,5% entre crianças de 6 a 24 meses nos 45 municípios focados na primeira fase. A proporção dessas crianças afetada por anemia deve cair de 65% para 53,6%. A população efetivamente atendida por Grupos Médicos Móveis deve aumentar em 343.000 pessoas. Até 2014, o programa pretende reformar 47 postos de saúde e construir 12 postos novos
O empréstimo do BID é constituído de US$ 28 milhões do Capital Ordinário do banco com prazo de 30 anos, período de carência de 66 meses e taxa de juros fixa, mais um empréstimo de US$ 7 milhões do Fundo para Operações Especiais com prazo de 40 anos, período de carência de 40 anos e taxa de juros de 0,25%.
(Redação - Agência IN)