Obama e Abbas analisam situação no Oriente Médio

SÃO PAULO, 9 de junho de 2010 - O chefe da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, chegou nesta terça-feira a Washington para analisar com o presidente Barack Obama a situação no Oriente Médio após o ataque israelense à frota internacional de ajuda a Gaza.

Obama receberá Abbas na quarta-feira, na Casa Branca, na tentativa de evitar que a ira desatada na região com o ataque israelense, que deixou nove mortos no dia 31 de maio, enterre as negociações de paz indiretas entre Israel e os palestinos, que Washington trata de organizar há meses.

Neste sentido, Obama mencionará os esforços dos Estados Unidos para romper o "statu quo" do bloqueio que o Estado hebreu mantém sobre a Faixa de Gaza, que Washington considera "insustentável" após a ação israelense contra a frota internacional.

"O presidente se alegra em receber Abbas para examinar o progresso das negociações de aproximação e conversar sobre nossos esforços comuns para obter a paz no Oriente Médio", disse Tommy Vietor, porta-voz da Casa Branca.

Também quer "fortalecer nosso apoio à Autoridade Palestina e a seus esforços para construir um Estado, além de estudar ideias para uma estratégia a longo prazo para Gaza", revelou Vietor.

(Redação - Agência IN)