Mês de maio é recorde em vendas, diz Anfavea

SÃO PAULO, 8 de junho de 2010 - Mesmo com a retração de 9,6% das vendas de veículos no Brasil em maio de 2010, contra o mês anterior, o número de unidades comercializadas representou recorde para o mês. A avaliação é de Cledorvino Belini, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

"O mês foi tão positivo que nos ajudou a manter a quarta posição mundial em vendas", acrescentou Belini. Em maio foram 21 dias úteis, com média diária de 11.957 unidades, demonstrando, entretanto, declínio de 13,9% em relação a abril.

As vendas de veículos totalizaram 251,1 mil unidades em maio, representando queda de 9,6% em relação ao mês anterior. No entanto, se comparado com o igual mês de 2009, os licenciamentos avançaram 1,7%. E nos últimos 12 meses as vendas tiveram alta de 17,4%.

De acordo com a associação, o desempenho da economia brasileira, o aumento da oferta de crédito, os juros em queda, além do décimo recuo consecutivo da inadimplência favoreceram a indústria.

(Déborah Costa - Agência IN)