Alpino Fast terá nova embalagem

Jornal do Brasil

DA REDAÇÃO - A Nestlé vai mudar a embalagem da bebida láctea Alpino Fast. A empresa se comprometou a apresentar uma proposta até o próximo dia 10, após reunião com o Ministério da Justiça, em Brasília. A mudança foi exigida pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e pelos demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

De acordo com o Ministério, os órgãos de defesa do consumidor entendem que a identidade visual da embalagem induz o consumidor a acreditar que o produto contém chocolate Alpino, enquanto o rótulo original do produto trazia a imagem do bombom associada à frase não contém chocolate Alpino .

Após denúncias de consumidores que se sentiram lesados pela disparidade entre a oferta do produto e a mensagem constante no rótulo da bebida, em maio, tiveram início as investigações. Durante a reunião com a Nestlé, os órgãos reafirmaram que as informações presentes no rótulo do Alpino Fast e a imagem do chocolate geram a expectativa que o produto contenha o chocolate e ainda causam problemas de informação quanto à composição.

Os órgãos sugeriram a retirada da imagem dos bombons do rótulo e a adequação da informação Imagem meramente ilustrativa para evitar enganos. A investigação continua no DPDC e nos demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para análise da defesa e dos documentos apresentados nos autos.

A empresa reafirmou que a figura ilustrativa do bombom Alpino não induz o consumidor ao erro , já que comunica que os produtos Alpino Fast e bombom Alpino integram uma mesma família de produtos, por terem as mesmas características básicas; a inclusão das frases imagem meramente ilustrativa referente ao bombom; não contem chocolate Alpino visava a reforçar essa comunicação.