Número de TEDs deve aumentar em 2010, prevê Febraban

SÃO PAULO, 27 de maio de 2010 - Para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o número de Transferências Eletrônicas Diretas (TEDs) deve aumentar neste ano. Após a aprovação do novo piso, de R$ 3 mil, a quantidade de transações teve crescimento de 7,5% no primeiro dia de operação.

Segundo a pesquisa "O Setor Bancário em Números", divulgada hoje pela Febraban, a quantidade de TEDs subiu 10% em 2009, somando 74 milhões de transações contra 67 milhões registradas em 2008.

Na opinião de Gustavo Roxo, diretor de tecnologia da entidade, para o levantamento que será realizado este ano, é esperado crescimento maior. "A expectativa para o ano que vem será maior e entendo que será um dado importante para 2011", explicou.

Outro ponto da pesquisa que foi destacado pela Febraban foi a acessibilidade aos caixas eletrônicos. A quantidade de unidades adaptadas passou para 76 mil em 2009, aumento de 118% em relação a 2008. Segundo a entidade, já são 44% dos caixas eletrônicos adaptados no Brasil.

"Apesar de termos diminuído o número de máquinas, registramos aumento na funcionalidade dos equipamentos. Com a questão da universalização do atendimento, voltamos a ter serviços completos nas agências", pontuou Roxo.

(Humberto Domiciano - Agência IN)