Setor industrial é o que paga melhor, aponta Serasa

SÃO PAULO, 18 de maio de 2010 - A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas atingiu o melhor patamar em abril desde 2006. Segundo o Indicador da Serasa Experian, a pontualidade é mais elevada no setor industrial em relação aos demais setores. Isto é algo que não ocorreu apenas em abril de 2010 mas, no mês a mês, em quase 70% dos resultados, refletindo, muito provavelmente, melhores práticas de gestão das micro e pequenas empresas que atuam no setor industrial.

Desde 2006, a pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas brasileiras tem evoluído numa trajetória favorável superando, inclusive, o período adverso dos impactos da crise financeira internacional sobre a economia brasileira. Tal evolução favorável é reflexo não apenas do cenário econômico quase sempre positivo que vigorou neste período, mas também de alguns fatores estruturais como a maior profissionalização das MPEs no Brasil, a maior formalização das relações de trabalho, a criação da personalidade jurídica do Micro Empreendedor Individual, dentre outros.

O indicador revela que existe um comportamento sazonal da pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas, concentrando-se os maiores índices ao longo do período compreendido entre os meses de junho a dezembro, posto que a atividade econômica tende a ser mais aquecida no segundo semestre do ano do que nos seus meses iniciais.

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2010, a pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas atingiu 94,4%, o maior valor da série histórica, iniciada em 2006, para um primeiro quadrimestre do ano.

(SSB - Agência IN)