Petrobras faz acordo para investir na Arábia Saudita

SÃO PAULO, 17 de maio de 2010 - A Petrobras (PETR3, PETR4) anunciou hoje que assinou acordo preliminar com a empresa Modern Mining Holding Company Limited, para realizar estudo aprofundado da viabilidade de desenvolver, financiar, construir e operar uma planta de coque calcinado de petróleo (CCP) na Arábia Saudita.

O CCP é matéria-prima para a indústria de alumínio e resulta do processo de calcinação do coque verde de petróleo (CVP). A técnica consiste no aquecimento do CVP a altas temperaturas para a retirada de resíduos.

Em 2009, a Petrobras e a Modern Mining Holding Company Limited assinaram um Memorando de Entendimento com a intenção de construir uma planta para calcinação de coque verde de petróleo, que evoluiu para o acordo assinado hoje.

A previsão é que a planta seja construída em Jubail ou Raz az Zawr e processe até 700 mil de toneladas de CCP por ano, com CVP fornecido pela Petrobras. O investimento estimado para o projeto é de aproximadamente US$ 450 milhões, a ser financiado em parcelas iguais pelos sócios, com possibilidade de financiamento de instituições governamentais e financeiras. A expectativa da companhia é que a operação da planta seja iniciada no segundo semestre de 2012.

(Redação - Agência IN)