Segurança pública da Bahia usa tecnologia

SÃO PAULO, 12 de maio de 2010 - Com o objetivo de tornar o trabalho desenvolvido pela polícia baiana ainda mais eficaz e garantir a excelência dos serviços prestados à população, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) tem investido maciçamente em tecnologia para suportar suas operações. Batizado de Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip), o projeto foi estruturado e implantado pela Software AG, líder global em softwares de infraestrutura de negócios.

Segundo a instituição, os principais processos operacionais das polícias Civil e Militar e do Departamento da Polícia Técnica do estado foram informatizados e as informações geradas por essas áreas passarão a funcionar de forma integrada. "Isso aconteceu não apenas entre as organizações da Bahia, como também com organismos de outros estados. Sem dúvida esse tem sido um dos principais diferenciais do projeto", explica Egberto Lemos, superintendente da Secretaria de Segurança Pública.

Além disso, o sistema disponibiliza análises sobre a distribuição da criminalidade, os históricos dos principais crimes cometidos bem como dos respectivos infratores. "São dados valiosos que facilitam o trabalho de mapeamento e identificação de quadrilhas, nos trazem mais agilidade na tomada de decisão e permitem adotarmos uma postura pró-ativa, impedindo que essas ações aconteçam", destaca.

(Redação - Agência IN)