Mantega: é exagero falar em crescimento de 7% para 2010

Portal Terra

DA REDAÇÃO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse considerar exagero a previsão de especialistas de crescimento acima de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2010. Mantega, que esteve nesta quarta-feira em seminário da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Brasília, afirmou que a previsão do governo é que o Brasil cresça entre 5,5% e 6% no ano.

"De fato, o Brasil é um dos países que mais vai crescer em 2010. A zona do euro vai crescer menos de 1%, os Estados Unidos por volta de 3% e os países que mais vão crescer em 2010 e nos próximos anos são os BRIC (bloco composto por Brasil, China, Índia e Rússia). Depois da crise, iniciamos um novo ciclo de crescimento, com previsão acima de 5,5%. Já tem gente falando em 6,5% a 7%, mas eu acho um pouco exagerado", disse.

Segundo o ministro, os BRIC vão liderar o crescimento econômico mundial nos próximos anos. "Há uma divisão clara entre os países avançados, que perderam o dinamismo, e os países emergentes, os BRIC, principalmente, que vão liderar o crescimento mundial nos próximos anos. Até 2015, eles serão responsáveis por 70% do crescimento mundial", afirmou ele.