BCE não está fazendo funcionar a máquina de fazer dinheiro

SÃO PAULO, 12 de maio de 2010 - O Banco Central Europeu (BCE) "não está fazendo funcionar a máquina de fazer dinheiro", afirmou nesta quarta-feira o presidente da instituição, Jean Claude Trichet, ao comentar as inquietações provocadas pela decisão do Banco de comprar títulos de Estado de alguns países da zona do euro.

"Não mudamos nossa política monetária. Não estamos fazendo funcionar a máquina de fazer dinheiro", declarou Trichet à rádi francesa Europe 1.

"Toda a liquidez que daremos será recuperada", completou, ao ser questionado sobre a decisão do BCE de comprar títulos da dívida pública de países da zona euro em dificuldades, como Grécia, Portugal e Espanha.

A prática também comporta um risco de inflação, já que a compra de obrigações aumenta a massa monetária em circulação. Trichet reafirmou que a estabilidade de preços continua no centro da missão do BCE.

"Nosso objetivo é a estabilidade de preços a médio e longo prazo", insistiu. Trichet justificou a inédita decisão do BCE com a gravidade da crise atual: "É preciso saber tomar decisões rápidas que não coloquem em risco a estabilidade dos preços a médio prazo".

Ele também se declarou confiante no futuro da moeda única europeia, abalada pela crise grega e pelo risco de contágio a outros países da zona do euro.

(Redação com AFP - Agência IN)