"Ressaca" faz bolsas dos EUA fecharem em direções opostas

SÃO PAULO, 11 de maio de 2010 - Após um início de semana com fortes altas devido ao anúncio de pacote de ajuda financeira aos países europeus, os principais índices acionários de Wall Street viveram dia de volatilidade e encerraram a terça-feira sem tendência definida.

Ao final dos negócios, em Nova York, o índice Dow Jones Industrial Average caiu 0,34%, aos 10.748 pontos. O S&P 500 recuou 0,34%, aos 1.155 pontos. E na bolsa eletrônica, o índice composto Nasdaq teve valorização de 0,03% aos 2.375 pontos.

Na opinião de André Perfeito, economista da Gradual Investimentos, a diferença entre o desempenho de ontem e o de hoje, não deve ser encarada com preocupação. "A queda de hoje é insignificante perto da alta de ontem. Isso mostra que o mercado pode ter encontrado um caminho melhor para evitar maiores perdas", explicou.

Perfeito entende também que, apesar das dúvidas, o pacote de ? 750 bilhões da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o velho continente será positivo. "Tudo sugere que o pacote terá dificuldades para ser implantado, mas ao final dará certo e trará impacto positivo para todas as economias", completou o economista.

Além disso, os estoques no atacado dos Estados Unidos avançaram 0,4% em março deste ano, na comparação com fevereiro, para US$ 394,8 bilhões, em dados com ajuste sazonal. Esta foi a terceira alta consecutiva no indicador. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, os estoques mostraram retração de 5,3% em fevereiro deste ano.

(Humberto Domiciano - Agência IN)