Receita da TÜV Rheinland AG soma quase ? 1,2 bilhão

SÃO PAULO, 10 de maio de 2010 - A TÜV Rheinland AG encerrou o ano de 2009 com lucro bruto (EBT) em torno de ? 70 milhões, o que representa retorno de 5,9%. As receitas tiveram incremento de 7,4% no exercício de 2009, comparadas a 2008, e atingiram o recorde de quase ? 1,2 bilhão.

O incremento da receita foi obtido tanto na Alemanha quanto nos demais países onde a TÜV Rheinland AG atua. Na Alemanha, o grupo cresceu 4%, lidando com um mercado extremamente saturado e fortemente caracterizado pela maior competitividade gerada pela criação de novas normas na área de certificação.

Nos demais países, o crescimento foi significativo, acima de 12,3%. A TÜV Rheinland AG obteve um terço de suas receitas no Leste Europeu e Ocidental e quase um quarto nos mercados norte-americano e da América do Sul, que vêm crescendo fortemente. O crescimento nesta região vem sendo puxado principalmente pelo Brasil, onde a TÜV Rheinland atua a partir de sua sede localizada em São Paulo.

O maior mercado fora da Alemanha continua sendo a Ásia, onde a empresa registrou receitas superiores a ? 200 milhões. Isto representou participação de 40% nas receitas obtidas fora do país sede.

O presidente e CEO da empresa, Friedrich Hecker destacou: "o ano de 2009 foi um sucesso para a TÜV Rheinland AG. Agora nós continuaremos buscando o crescimento. Nosso objetivo é tornar a mais bem sucedida empresa independente de inspeções de qualidade e segurança. Assim como no mercado alemão, as oportunidades nos Estados Unidos, no Brasil e na Ásia são particularmente interessantes. Temos uma demanda expressiva por serviços da companhia nessas localidades".

O CFO Ulrich Fietz observou: "TÜV Rheinland está em um bom momento financeiro. O capital e o fluxo de caixa vêm crescendo. Estamos preparados para aquisições e investimentos, sendo capazes de financiar compras adicionais com nossos próprios recursos ou com linhas de crédito subsidiadas. Durante a crise econômica do último ano, focamos com sucesso no crescimento orgânico e, por isso, nos posicionamos entre as 10 empresas que mais geraram novos empregos na Alemanha". O número de empregados da TÜV Rheinland AG no mundo cresceu para 13.800, com a abertura de mais 820 novos empregos, dos quais 370 foram direcionados para o mercado alemão.

(Redação - Agência IN)