Mercados reagem bem após pacote da UE para fortelecer euro

SÃO PAULO, 10 de maio de 2010 - O mercado reage positivamente ao pacote de ? 750 bilhões (R$ 1,7 trilhão) anunciado ontem pelos ministros das finanças de países europeus com o objetivo de proteger a moeda e, especialmente, as economias dos mercados mais fracos da zona do euro.

De acordo com o professor de macroeconomia da FGV Management, Robson Gonçalves, esse pacote trará benefícios para a Grécia e também para outros países como Portugal. "A Grécia teve um problema de desequilíbrio de contas do governo, com isso houve uma fuga dos investidores estrangeiros. A ideia desse pacote é evitar que a Grécia não honre os seus compromissos com esses investidores, além disso, cria segurança para outros países como Portugal que, se precisar de dinheiro, pode recorrer a esse fundo".

Gonçalves afirma ainda que se essa crise permanecesse poderia trazer impactos para o Brasil. "Se não houvesse a criação desse pacote, o dólar continuaria subindo em outros países, o que acarretaria em uma pressão inflacionária ainda maior no Brasil, ou seja, provavelmente, aumentariam os preços de alimentos com componentes importados, como o pão e também subiriam os preços das viagens internacionais, já que o dólar continuaria em alta", finaliza.

(Simone e Silva Bernardino - Agência IN)