Explosão de consumo gera obesidade entre os chineses

SÃO PAULO, 10 de maio de 2010 - Nas ruas de Xangai, o que se pode perceber é uma explosão de consumo. Um empresário brasileiro que há mais de cinco anos compra motos, triciclos, quadriciclos e bicicletas elétricas da China observou a mudança de comportamento da população ao longo desse tempo.

"Há uma euforia. Quando se anda pela Nanjing Road [endereço mais badalado do comércio em Xangai] o que se vê é uma festa de consumo que não existia aqui há cinco anos", destaca.

Outro fator que ele destaca é a própria mudança física dos chineses que vivem na cidade. Em um país conhecido pela magreza saudável de seus habitantes, é possível observar cada vez mais indivíduos obesos. "Os chineses estão engordando", observa o empresário.

A mudança física pode ser resultado da ocidentalização de hábitos alimentares. Em Xangai, por exemplo, em cada esquina é possível encontrar cafeterias e lojas de sanduíches das gigantes norte-americanas. Pesquisa recente do governo chines detectou que existem 60 milhões de obesos na China, a maioria nas áreas urbanas.

Desde 1999, a Starbucks, a maior cadeia mundial de cafés, abriu mais de 350 lojas em 26 cidades na China, tendo-se tornado o estabelecimento mais popular entre os trabalhadores chineses de 25 aos 40 anos. Em Xangai, as lojas da Starbucks aparecem sempre ao lado de uma loja da KFC, multinacional norte-americana de fast food, primeira a chegar à China em 1987.

Na conquista do paladar dos chineses, a concorrência é ferrenha. A KFC conta com mais de dois mil restaurantes na China, inclusive com concessões nas linhas de metrô de Xangai. A gigante enfrenta a concorrência da rede McDonalds, que tem mais de mil lojas e da Burguer King, que já abriu vários pontos em Xangai.

No ano passado a McDonalds também deu um lance que atraiu o paladar dos moradores de Xangai, acostumados a sabores picantes. Lançou um sanduíche de frango apimentado que desafiava qualquer chinês a comer a iguaria sem se abanar. Foi sucesso de venda. A KFC também tem sua versão picante.

Além da invasão das multinacionais, há a pirataria das marcas, que ajuda a difundir cada vez mais o tipo de alimentação ocidental. A Starbucks por exemplo teve que processar a empresa chinesa Xingbake pela cópia de seu logotipo usado em cerca de 38 lojas só em Xangai. As informações são da Agência Brasil.

(Redação - Agência IN)