Toyota Corolla vai passar por recall no Brasil, diz Procon-SP

Portal Terra

SÃO PAULO - O Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (Gepac) determinou, após fechar acordo com a Toyota, o recall do modelo Corolla no Brasil, segundo informações divulgadas pela Fundação Procon de São Paulo no início da noite desta sexta-feira. O Gepac é ligado ao Ministério da Justiça, do Ministério Público de São Paulo e do Distrito Federal. Ainda não foi definida uma data para o início do recall.

De acordo com o Procon-SP, inicialmente, a informação era de que o Gepac teria solicitado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a suspensão da venda do Corolla no País. No entanto, a montadora japonesa se ofereceu para fazer recall do veículo e duas partes entraram em acordo.

Nesta quarta-feira, o Ministério Público de Minas Gerais determinou a suspensão das vendas do veículo Toyota Corolla, após alguns modelos apresentarem problema de aceleração contínua causado pela falta de fixação do tapete ao assoalho.

A decisão, tomada por meio do Procon Estadual e assinada pelo promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Amauri Artimos da Matta, vale desde quinta-feira para todo o Estado de Minas Gerais.

No início deste mês, a Toyota anunciou um recall de 12.984 veículos na Coreia do Sul em decorrência de problemas com a fixação do tapete ao assoalho nos modelos Lexus ES350, Camry e Camry Hibridus.