Peugeot e Mitsubishi iniciam produção na Rússia

SÃO PAULO, 23 de abril de 2010 - Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, e Takashi Nishioka, Presidente da Mitsubishi Motors Corporation, iniciaram oficialmente a produção de veículos da PCMA Rus, a fábrica conjunta dos dois grupos na Rússia. A fábrica, na qual a PSA Peugeot Citroën tem participação de 70% e a Mitsubishi Motors Corporation de 30%, está situada em Kaluga, localizada a 180 km ao sudoeste de Moscou.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de Gueorgui Poltavchenko, representante do Presidente da Federação da Rússia, e de Anatoli Artamonov, Governador da Região de Kaluga.

A fábrica, que teve investimento inicial de ? 470 milhões, fará com que a PSA Peugeot Citroën e a Mitsubishi Motors Corporation se posicionem entre os principais atores do mercado automotivo da Rússia, cujo potencial de crescimento é bastante promissor.

A partir de abril de 2010, a fábrica de Kaluga produzirá o Peugeot 308, seguido do Citroën C4 e dos utilitários esportivos (SUV) Citroën C-Crosser, Peugeot 4007 e Mitsubishi Outlander. Esses modelos destinam-se ao segmento de veículos médios do mercado automotivo russo.

A fábrica estará totalmente operacional em 2012, quando a capacidade de produção anual será de 125 mil unidades, sendo 85 mil unidades de carros médios da Peugeot e da Citroën e 40 milunidades de SUV's das marcas Peugeot, Citroën e Mitsubishi.

A fábrica empregará cerca de 3 mil funcionários que serão formados no centro de formação local construído em cooperação com o Governo da Região de Kaluga.

Para Philippe Varin, "a inauguração desta fábrica ilustra não apenas a vontade da PSA Peugeot Citroën de se estabelecer de maneira duradoura na Rússia mas também sua confiança no potencial de crescimento do mercado automotivo russo. Esta fábrica é um trunfo estratégico para o desenvolvimento do Grupo na Rússia. Ela se insere na ambição da PSA Peugeot Citroën de ser um grupo mundial".

Por sua vez, Takashi Nishioka declarou que "a Rússia será um mercado estratégico para a Mitsubishi Motors nos próximos anos. Esta operação representa uma nova etapa do nosso crescimento de médio e longo prazo na Rússia e assim nós contribuiremos para o desenvolvimento da indústria automotiva nesse mercado".

(Redação - Agência IN)