Ministros do G20 discutem reforma do sistema financeiro

Agência Brasil

WASHINGTON - Ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos países do G20 que engloba as 20 maiores economias do mundo estão reunidos nesta sexta-feira, em Washington, nos Estados Unidos. O objetivo é discutir as propostas para a reforma do sistema financeiro mundial. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também participa das reuniões. As informações são da BBC Brasil.

Mantega, que presidirá o encontro do G20, afirmou que é necessário ocorrer uma mudança no sistema de cotas no Fundo Monetário Internacional (FMI). O assunto está entre os temas prioritários das discussões.

Em pauta, a criação de dois impostos para os bancos, proposta apresentada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para cobrir os custos com possíveis resgates que essas instituições possam precisar no futuro. Um dos impostos seria cobrado sobre os empréstimos e o outro sobre o pagamento de funcionários.

O encontro em Washington não deve apresentar decisões finais sobre os temas discutidos. A expectativa é de que isso ocorra, em junho, na cúpula do G20 em Toronto, no Canadá.