CNI divulga projeção otimista para crescimento da economia em 2010

Agência Brasil

BRASÍLIA - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) deve divulgar na próxima semana projeções que mostram crescimento da economia próximo a 6% em 2010. É uma estimativa mais otimista do que a divulgada no início do ano, quando os industriais apostavam em alta de 5,5% para o Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castello Branco, os números ainda estão passando por uma revisão, mas é praticamente certo que a projeção a ser divulgada será mais favorável . Castello Branco participa em Brasília da 33ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

- Estamos fechando as projeções e provavelmente vamos ter o resultado no início da próxima semana. credito que estamos caminhando para um ritmo mais forte da economia. Talvez próximo a 6% - revelou.

Castello Branco ressaltou que será um número abaixo de estimativas mais otimistas, já que muitos analistas falam em índices superiores a 7%, muito acima do que prevê o governo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 5,2%.

- É um crescimento alavancado por uma forte demanda interna, de consumo e investimento, mas ainda assim sem uma contrapartida tão forte da parte externa - explicou.

Quanto às informações divulgadas pelo FMI de que os países emergentes correm o risco de superaquecimento, o economista disse que vê o fato com naturalidade. - Se a gente analisar, as estimativas do FMI são bastante mais baixas, ou na faixa de baixa, tanto do mercado doméstico quanto do mercado internacional - acrescentou. Segundo Castello Branco, isso mostra que o fundo está atento a uma certa pressão da inflação , problema inerente ao crescimento.