Moody's rebaixa rating das dívidas da Grécia

SÃO PAULO, 22 de abril de 2010 - A Moody's rebaixou nesta quinta-feira o rating dos títulos soberanos do governo da Grécia a partir de "A2" para "A3" e colocou-os em revisão para possível rebaixamento. Esta decisão baseia-se na opinião de que existe um risco significativo de que a dívida só pode estabilizar-se em um nível superior e mais caro do que o anteriormente estimado.

A revisão de classificação irá determinar se a classificação permanecerá no nível "A". A agência de classificação de risco irá concluir as avaliações de revisão uma vez que obteve maior clareza sobre as medidas de política de longo prazo e perspectivas macroeconómicas da Grécia.

Em consonância com a sua prática habitual, o agência de notação espera concluir a revisão em qualquer momento durante os próximos três meses.

A Moody's também colocou o rating de emissor de curto prazo em análise para baixo. No entanto, os títulos e depósitos bancários continuam a ser classificada como "AAA" (em conformidade com a classificação da zona do euro) e podem vir a ser afetados pela ação de hoje da qualificação ou da revisão.

"Embora o governo grego pareça ter um calendário em termos de execução das ações previstas no seu Programa de Estabilidade e Crescimento, o ambiente macroeconômico difícil e financeiro fez a adesão ao programa ser, consideravelmente, mais desafiador ", diz Sarah Carlson, analista-sênior da Moody's".

(Sergio Vieira - Agência IN)