S&P atribui rating a notas permutadas à Globo Comunicação

SÃO PAULO, 8 de abril de 2010 - A Standard & Poor's atribuiu hoje o rating "BBB-" em moeda estrangeira à emissão de Senior Exchangeable Notes (senior notes), no valor de US$325 milhões, da empresa Pontis. Esta companhia possui responsabilidade limitada constituída nas Ilhas Cayman.

Essas notas serão mandatoriamente permutáveis por bônus perpétuos alterados, emitidos pela Globo Comunicação e Participações.

Portanto, de acordo com a agência de classificação de risco, o rating das senior notes reflete aquele atribuído à Globo, visto que, até 27 de julho de 2010, as senior notes terão sido permutadas por bônus perpétuos emitidos pela empresa brasileira de comunicação.

A partir de então, as senior notes serão repagas pela geração de fluxo de caixa da Globo. Embora o emissor, Pontis, não seja uma empresa relacionada ao grupo de comunicação - e a Globo não seja garantidora das senior notes - a Standard & Poor's entende que os investidores das senior notes se tornarão, por fim, credores da Globo, dada a cláusula de permuta mandatória estabelecida no contrato das senior notes.

Até que seja concluída a permuta, os recursos das notas serão investidos em ativos que incorrem risco de repagamento menor do que o dos bônus perpétuos da empresa de comunicação, isto é, títulos do tesouro norte-americano de curto prazo.

Se por alguma razão, o emissor das senior notes não comprar os bônus perpétuos em 20 de julho de 2010, terá de pagar, no dia útil subsequente, de acordo com a agência de clasificação de risco, os valores referentes ao principal das senior notes e a quaisquer juros acumulados sobre o investimento de seus recursos brutos até aquela data.

(Redação - Agência IN)