IPCA acima do esperado não surpreende economistas

SÃO PAULO, 8 de abril de 2010 - A manhã foi de avaliações no mercado de renda fixa, os agentes financeiros digerem os novos dados de inflação na economia brasileira. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que apresentou variação de 0,52% em março deste ano, abaixo do registrado no mês anterior (0,78%), no entanto, levemente acima das projeções do mercado que estimava variação de 0,50%.

Inês Filipa, economista da ICap Brasil comenta que o resultado do IPCA não surpreendeu negativamente o mercado, que recebeu também o resultado do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) revelando variação de 0,63% em março deste ano, contra 1,09% em fevereiro. O dado ficou abaixo do piso das expectativas do mercado (0,70%) e isso contribuiu para o equilíbrio na curva de juros futuros. Há pouco, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2011 projetava taxa anual de 10,46%, ante 10,45% do ajuste anterior.

Para Inês os dados de inflação reforçam a possibilidade de aumento de 0,50 ponto percentual da taxa Selic na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) agenda para 27 e 28 de abril. A economista observa que o resultado, apesar de um pouco acima da mediana das expectativas, mostrou a pressão localizada dos alimentos sobre o IPCA, podendo ser amenizado no mês seguinte, com um melhor ajuste da oferta e demanda.

"Os preços administrados confirmaram que a alta observada no início do ano era pontual, refletindo ajuste sazonal de preços e as demais altas observadas, em grande parte, mostrou que o aumento refletiu uma correção dos preços após registrar queda na apuração anterior. Os núcleos mostraram bom desempenho", avalia.

Ainda no campo de inflação foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou inflação de 0,98% na medição da primeira semana de abril, com acréscimo de 0,12 pontos percentuais ante a divulgação anterior. O dado veio acima da projeção de 0,88% do mercado.

(Maria de Lourdes Chagas - Agência IN)